Welcome to Magazine Premium

You can change this text in the options panel in the admin

There are tons of ways to configure Magazine Premium... The possibilities are endless!

Member Login
Lost your password?

Compra de imóvel usado – Guia prático inicial

 
  

Está pensando na compra de um imóvel usado?

Casa, apartamento ou terreno, independente do tipo de imóvel que queremos comprar, é importante criar um procedimento para que a compra não venha a dar dor de cabeça no futuro.  Neste texto iremos apresentar um pequeno guia contendo passos importantes de serem seguidos por quem está buscando comprar um  imóvel, mas que não é profissional do ramo.

Em primeiro lugar,é muito importante não efetuar a compra do seu imóvel por impulso.  Lembre-se quese trata de um lugar que você pretende passar alguns ou muitos anos da sua vida e que você vai pagar umagrande quantidade de dinheiro por ele.  Desta forma, eviteas grandesfeiras depromoções que acontecem de vez em quando em algumas cidades do país.  Aconselho que sua primeira busca seja pelo classificados do jornal ou links e anúncios da  internet.  Normalmente eu prefiro a busca pela internet por oferecer algumas facilidades como não precisar gastar dinheiro comprando jornais;  poder listar nossas buscas por região, por preço, por metragem;  pela quantidade de anúncios e boas opções online ser muito maior do que em qualquer lugar destre outras.

Faça uma tabela no papel ou excel contendo os seguintes campos:

  1. Localização do imóvel (bairro)
  2. Tamanho do imóvel (em área total m2)
  3. Facilidades: Elevador, vagas na garagem, piscina, playground para apartamentos. Rua com segurança, vaga na garagem, facilidade de acesso para casas.
  4. Idade do imóvel
  5. Valor de condomínio + IPTU
  6. Preço do imóvel

Aconselho fazer este esquema para um número entre 30 e 60 imóveis.  Na internet é fácil encontrar muitos anúncios e em menos de 3 dias conseguimos chegar a este número.

Observe os custos x benefícios no que diz respeito ao tamanho e localização do imóvel com relação ao seu preço,  retire os que estiverem supervalorizados e coloque em destaque os que estiverem abaixo do valor médio da região.  Imóveis sub valorizados podem ser uma boa compra ou uma dor de cabeça futura, mas só podemos descobrir isso nas próximas etapas do processo seletivo.

Se for preciso entre em contato com os proprietários / corretoras para esclarecer as dúvidas básicas.  Com estes dados em mãos, podemos descartar as piores ofertas e diminuir a lista para uns 10 ou 20 imóveis.

Agora chegou a hora de ir visitar os imóveis escolhidos.  Faça um planejamento para dedicar entre uma e três horas em cada visita.  No artigo Compra de imóvel usado – Escolher o imóvel abordamos o que é importante observar nas visitações.

Dica: Se você pretende pagar mediante financiamento ou utilizando FGTS, é importante saber, antes de visitar o imóvel, se o vendedor aceita este tipo de pagamento, do contrário a visitação seria pura perda de tempo para todos.

Tags: , ,

One Response to Compra de imóvel usado – Guia prático inicial

  1. Christian on 12 de julho de 2010 at 9:59 AM
    Tenho uma duvida em relação ao Ganho de Capital.
    Possuo um imovel (no qual resido atualmente) e vou vende-lo para comprar outro. Ja estou procurando este outro, e posso te-lo encontrado, mas ainda nao vendi o meu. Meus sogros vão entrar com uma (boa) parte na compra do novo imovel e poderiam (por exemplo) entrar com essa parte na negociação e eu entraria com o resto depois da venda do meu.
    Nesse caso, eu teria ou não isenção para declaração de ganho de capital?

    E, em outro exemplo. Se usando essa entrada dada pelo meu sogro, fosse obtido um financiamento para pagar o valor integral ao novo imovel, e depois, quando da venda do meu, eu usasse o dinheiro para devolver-lhes uma parte, quitar uma outra parcela do financiamento e depois continuar pagando este financiamento. Isso seria suficiente para isenção do Ganho de Capital?

    Em outras palavras: para ficar isento eu preciso ANTES de qualquer coisa vender o meu ou existem essas possiveis variações descritas acima?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Central Blogs