Welcome to Magazine Premium

You can change this text in the options panel in the admin

There are tons of ways to configure Magazine Premium... The possibilities are endless!

Member Login
Lost your password?

Opção de compra do imóvel

 
  

O comprador de imóvel tem valioso instrumento que lhe garante segurança na aquisição imobiliária: opção de compra do imóvel, cuja assinatura exige prudência e atenção, após procedimentos básicos e simples, porém rigorosos. Ignorar esses procedimentos é risco que pode causar prejuízo enorme principalmente se o comprador não elaborou proposta de compra de imóvel adequada.
Deve-se, por exemplo, confirmar o endereço do imóvel, com nomes das ruas da quadra da unidade em opção de compra. Outros detalhes vitais e, com frequência, ignorados: checar o nome completo do vendedor, com CPF, RG, endereço residencial; exigir a certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis (ônus reais), o IPTU quitado e as certidões negativas de débitos de tributos federais do imóvel e do vendedor. Veja mais sobre esses cuidados em nosso guia prático de compra de imóvel.

Cuidados com promessas

Se você estiver comprando terreno, é fundamental, antes de assinar a opção de compra do imóvel, que pesquise o zoneamento da área (taxa de ocupação) na Prefeitura, os acessos ao local, a largura da rua (mínimo de 8m para mão única). Verifique se há ocupantes na área e se existem, nas proximidades, escolas, creches, posto de saúde, transporte público e redes de eletricidade, água, esgoto e asfalto.

Reformas, inquilino e arrendatário

Se a opção de compra do imóvel for para unidade usada, comercial ou residencial, peça opinião a engenheiro ou arquiteto quanto a eventuais necessidades de obras. Se imóvel estiver alugado ou arrendado, converse com o inquilino ou arrendatário, porque ambos têm a preferência na opção de compra do imóvel .

Lançamento

Caso a unidade objeto da opção de compra imobiliária seja lançamento, isto é, esteja em planta, ou em construção, certifique-se, no Registro de Imóveis, se existe o memorial descritivo de incorporação do empreendimento e se o memorial aprovado corresponde ao que o vendedor está apresentando-lhe.
A opção de compra de imóvel tem a duração que as partes combinarem, mas em geral varia de seis meses a um ano. Após o prazo combinado, comprador e vendedor assinam escrituras definitivas ou promessas de compra e venda.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Central Blogs